terça-feira, 28 de julho de 2009

Um Lugar Chamado Canastra por Ana Vianna

No coração do Cerrado, no sudoeste de Minas Gerais está a Serra da Canastra com seus 6 municípios.
O cartão postal é o Parque Nacional da Serra da Canastra, que é a casa do lobo guará, do tamanduá-bandeira,do carcará, animais que estão em extinção.
Muitas cachoeiras, a mais importante a Casca D’Anta, que recebe as águas da nascente do rio São Francisco. Piscinas naturais abraçadas por pedras e matas, a cor intensa dos ipês amarelos alegram as montanhas, quaresmeiras, bromélias, lírios, lobeira, sempre viva, arnica,formam a paisagem exuberante da serra que lembra um grande baú, que antigamente era chamado Canastra, daí a origem do nome que batiza o lugar.
Os geólogos acreditam que ela tenha 1 bilhão de anos e teria surgido da colisão de duas placas tectônicas- um movimento surgido do interior da terra teria feito as rochas se assentarem na superfície formando os chapadões.
Se você quer conhecer um retrato fiel do interior do Brasil, da resistência da cultura caipira, provar o queijo Canastra ( Patrimônio Imaterial da Humanidade), usado nos deliciosos pães de queijo, mergulhar em águas cristalinas e fazer trilhas, venha para a Canastra!
Nunca se esqueça: Respeite e proteja a água, o solo, o ar, as plantas e os animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário