quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Alugar bicicletas em Paris

Você aluga as vèlibs (união das palavras "vèlo" (bicicleta) e "liberté" (liberdade), por toda Paris.
São mais de 1.400 postos a intervalos de 300 metros um do outro. Seu número é quatro vezes maior que o das estações de metrô. Dá para imaginar?
O serviço é todo computadorizado. Um pouco de paciência e você chega lá. É preciso ter um cartão de crédito com chip, pois os totens não funcionam nem com cartão de tarja magnética, nem com dinheiro.
Você pode comprar passes diários ou semanais, com um depósito de 150 euros garantido pelo cartão de crédito do usuário caso a bicicleta não seja devolvida. Para uso por período superior a 30 minutos, a tarifa pode subir muito. Duas horas custam sete euros. Mas 96% dos percursos têm menos de 30 minutos de duração, porque as bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação
Escolha um dos 5 idiomas (francês, inglês, espanhol, alemão e italiano) e siga as instruções na tela. Digite o número da bicicleta que você escolheu. Insira o cartão de crédito no momento solicitado. Uma vez aceito o cartão, a máquina imprimirá um ticket. Passe esse ticket sobre o leitor ao lado da bicicleta. Você ouvirá um ‘clic’, indicando que a bicicleta está liberada. Puxe-a pra trás e "voalà".

Nenhum comentário:

Postar um comentário