terça-feira, 13 de setembro de 2011

Transporte em Praga

Aeroporto-Hotel
O site http://www.prague-airport-transfers.co.uk/ é muito bem recomendado no TripAdvisor.
Clique na coluna do lado esquerdo em Book Online e depois nas opções book online: Exclusive, Budget ou Vip Limousine Transfer. O formulário de reserva é em português. 
A corrida do aeroporto para o centro de Praga num Sedan (máximo 4 pessoas) custa 550 coroas tchecas, o equivalente a 23 euros. 

Taxi
Os taxistas de Praga têm fama de enroladores . O preço "oficial" é desrespeitado e cobram o que querem por km rodado. Antes de cair numa cilada, pergunte o preço da corrida e se não tem nenhum  "extra". 
O preço oficial é de 28 CZK / 1 km. Me cobraram pelo mesmo percurso 500 CZK.


Trams
O bonde praguense é o meio de transporte perfeito para visualizar a cidade.
As linhas e os horários estão indicados em todas as paradas. 
Assim que entrar no ônibus, metrô ou no tram, não se esqueça de validar seu bilhete na máquina registradora para marcar o horário em que começou a ser usado. O esquecimento pode lhe custar uma multa de 500 CKZ (vinte e poucos euros) aplicada por um fiscal à paisana. 


Metrô
As novas estações de metrô em Praga, parecem que saíram de um filme de ficção científica.
São três linhas de metrô. A linha A( Verde), linha B (Amarela), linha C (Vermelha).
O transporte urbano é bem organizado. Os bilhetes podem ser comprados nas estações, bancas de jornais e revistas e em pequenas lojas de conveniência (chamadas em língua tcheca de trafika).
Tive problemas de comunicação numa "trafika". A proprietária não falava uma palavra em inglês e eu muito menos em tcheco. Me virei com mímicas e muito riso. Saí com o bilhete nas mãos e interrogações. Onde descer? Qual é a estação mais próxima? E agora, vou pra onde?
Para descomplicar compre o bilhete no guichê da estação. Lá os funcionários falam inglês, você pega o mapa e tira as dúvidas. Ou nas máquinas com cartão de crédito.

Os bilhetes de curta duração ( short-term-tickets) custam:
75 minutos: 26 CZK 
24 horas: 100 CZK
3 dias: 330 CZK
1 (EUR) vale aproximadamente 24 Coroas Tchecas  (CKC)




Fotos: AnaViaja, Steve Andel, Mustek, Steve Coleman

2 comentários:

  1. Heathrow Airport Transfer Services
    London Heathrow Airport or Heathrow (IATA: LHR, ICAO: EGLL), is located 12 miles west of Central London. Heathrow is the largest and busiest airport in the UK and handles more international passengers than any other airport in the world. The airport is owned and operated by BAA. Heathrow is the primary hub for BMI, British Airways and Virgin Atlantic Airways. Heathrow has two main runways and five terminals.

    heathrow airport transfer!

    ResponderExcluir